VIVER AMAZÔNIA

A plataforma de turismo Viver Amazônia (viveramazonia.com) é resultado de uma parceria entre a Associação Zagaia Amazônia e o SEBRAE-AM e foi criada com o objetivo de divulgar informações sobre o turismo de base comunitária e as boas experiências sustentáveis praticadas pelas comunidades ribeirinhas no Amazonas. 

No total, sete comunidades participam do projeto: Novo Airão, Nova Esperança, Três Unidos, Tumbira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Lago do Acajatuba), Santa Helena do Inglês e Santo Antônio do Tiririca. São habitantes locais, na sua maioria ribeirinhos, que abrem as portas de suas casas, hospedagens e pousadas para receber o visitante, compartilhando suas histórias, jeito de viver, comida típica, costumes e a natureza que envolve a todos que lá chegam. 

 

A proposta é divulgar experiências que conectam pessoas, proporcionando vivências genuínas e momentos inesquecíveis.  Para isso, a Associação Zagaia Amazonia criou o site, textos de informativos, fotos e conteúdo para divulgação em redes sociais, gerando visibilidade às comunidades e às experiências oferecidas por elas.

 

O estímulo ao turismo de base comunitária é uma tendência cada vez mais forte e reconhecida no setor do turismo, pois assegura que a própria comunidade assuma o protagonismo e conduza os processos de oferta de serviços e experiências fazendo a autogestão do negócio turístico, garantindo assim que seus interesses econômicos sejam assegurados, gerando renda diretamente para os moradores, empoderamento local e inclusão social.
 

Acesse o site do projeto aqui e assista ao vídeo para conhecer um pouco mais sobre o Viver Amazônia.