A Associação Zagaia, em parceria com a BrazilFoundation, promoveu apoio técnico e financeiro para a AMARN em 2019.  

Após criterioso processo de avaliação, a Associação Zagaia Amazônia foi selecionada para ser uma das 40 organizações sociais apoiadas pela BrazilFoundation em 2019. Com o projeto “Fomento da cadeia produtiva do artesanato entre mulheres indígenas com foco na geração de renda”, que a Zagaia submeteu, as integrantes da Associação de Mulheres do Alto Rio Negro (AMARN) receberão apoio técnico e financeiro para profissionalização e ampliação de suas atividades.

A AMARN, que fica localizada no bairro Aleixo, Zonas Centro-Sul da cidade de Manaus, é uma importante organização sem fins lucrativos que acolhe mulheres indígenas da região do Alto Rio Negro que migraram para a capital do Amazonas em busca de uma vida melhor.  

Há mais de 30 anos de atuação, atualmente suas ações atingem, de forma direta e indireta, mais de 600 pessoas - de diferentes etnias como: Dessana, Tukano, Tariana, Wanamo e Arapaço. As associadas encontram um espaço de convivência em que podem cantar, dançar, conversar em sua língua materna e, sobretudo, garantir seu sustento financeiro por meio da produção de artesanatos.

Ao longo do ano, os consultores de negócios da Associação Zagaia promoveram às associadas apoio técnico por meio de consultorias em sustentabilidade corporativa, precificação de produtos do artesanato, e desenvolvimento de novos produtos com foco na valorização cultural e do conhecimento ancestral nas mestres artesãs indígenas. O suporte também se deu na compra das matérias-primas utilizadas no projeto dos produtos. Com isso, impactamos positivamente na autonomia financeira do grupo e, por consequência, contribuímos para valorização e preservação do patrimônio material e imaterial do grupo, pois nos artesanatos são empregados signos e técnicas milenares de suas etnias.

A BrazilFoundation é uma organização internacional que mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Trabalham com líderes e organizações sociais e uma rede global de apoiadores para promover igualdade, justiça social e oportunidade para todos os brasileiros.

Consultoria em Desenvolvimento de Produtos e resgate iconográfico da etnia Kambeba, Comunidade Três Unidos - Baixo Rio Negro.

Em 2018, realizamos o desenvolvimento de uma mini coleção de vestuário tendo como base o resgate dos grafismos da Etnia Kambeba, na comunidade indígena de Três Unidos, instalada às margens da boca do Rio Cuieiras, afluente do Rio Negro, na área rural do município, a pouco mais de 60 quilômetros da cidade Manaus, uma hora e meia de lancha subindo o rio.

 

Antes do desenvolvimento da coleção realizamos uma atividade que permitiu identificar o que havia de mais característico na comunidade com relação a signos identitários. Identificamos o grafismo Kambeba utilizado em diversas vestimentas, nas suas danças e rituais. A partir daí, criamos as peças planejadas para serem comercializadas em uma feira internacional de artesanato, em Olinda/Pernambuco.

 

Definimos o tipo de tecidos adequados ao mercado, de característica natural, mantendo os grafismos em destaque, para

que fosse reproduzida facilmente pelas próprias artesãs da comunidade como continuidade após o projeto. A coleção e os tecidos apresentados permitem diversas possibilidades. Optamos por escolher 2  tipos de tecido. Um que pode ser trabalho em dupla face. Sendo o preto e o crú remetendo aos grafismos, e o outro com uma identidade mais contemporânea, tendo a listra como suporte e a  utilização do grafismo que integrou a peça.

Consultoria em Desenvolvimento de Produtos do Artesanato para a Associação das Mulheres Artesãs Formiguinhas de Saracá, RDS Rio Negro.

Em 2017, a Zagaia promoveu, em parceria com FAS - Fundação Amazonas Sustentável, uma consultoria de Design de Produtos no segmento de artesanato para a Associação das Mulheres Artesãs Formiguinhas de SARACÁ, comunidade situada na margem direita do Rio Negro na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, no Estado do Amazonas.

Foram 16 mulheres artesãs envolvidas, atuando com acessórios para moda. A consultoria realizada trabalhou com a oportunidade de um novo modelo de negócios direcionando parte da produção para o atendimento ao segmento de acessórios para casa, utilizando a semente de açaí.

 

A partir de uma visita de diagnóstico realizada, criamos peças de acordo com a técnica utilizada pelo grupo, costura e sementes de açaí e morototó. Os produtos participaram de feira internacional de artesanato e design em Olinda/Pernambuco, com vendas para compradores internacionais.

 

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, criada em 8 de fevereiro de 2008, pelo Banco Bradesco em parceria com o Governo do Estado do Amazonas.

Parceria com Instituto Ipê para a realização do projeto Eco-Polos Amazônia para o artesanato do baixo Rio Negro.

Em parceria com o Instituto Ipê, utilizando metodologia baseada em Design Thinking, a equipe ZAGAIA promoveu um ciclo de seminários em várias comunidades ribeirinhas indígenas da margem esquerda do Rio Negro, com objetivo de resgatar a iconografia local visando a geração de uma marca promocional de identificação de origem da produção artesanal local, na região denominada Baixo Rio Negro.

 

As comunidades de Três Unidos, Terra Preta e Nova Esperança apresentavam uma produção artesanal bastante intensa na região. No entanto, não eram bem estruturados para atendimento ao mercado. Não possuÍam um cartão de visitas, etiquetas de identificação padronizadas, um mínimo de suporte de comunicação para serem encontrados por compradores de artesanato.

 

Realizamos uma curadoria da produção artesanal, identificando os principais desafios de produção, precificação e orientação para o mercado comprador, para que representantes artesãos destas comunidades pudessem se preparar e participar de feiras de Artesanato e Design, como a FENEART, em Olinda. Além disso, criamos junto ao Instituto Ipê um website vitrine para expor a produção artesanal, cartões de visitas, etiquetas para os produtos com QR-Code para levar ao website criado no projeto e camisetas da marca identificando as comunidades participantes do projeto.

Consultoria em Desenvolvimento de Produtos do Artesanato para a Rede Asta, envolvendo as comunidades de Tiririca e Saracá, na RDS Rio Negro.

Em parceria com a Rede ASTA, foram criadas duas coleções direcionadas a acessórios de moda e pequenos objetos para casa. A característica principal da produção local nas comunidades de Tiririca e Saracá, no Baixo Rio Negro, é o trabalho com as sementes de açaí, tucum, morototó e comandá, agregado ao trabalho de mestres costureiras.

 

Os produtos criados foram comercializados para a Rede Asta, portais de e-commerce internacionais, e feiras de artesanato nacionais. O trabalho em áreas vulneráveis da Amazônia profunda impacta consideravelmente a maneira como o ribeirinho encontra sustento em meio a uma nova economia que promove a manutenção da floresta em pé.

Convênio firmado entre Associação Zagaia e Sebrae Amazonas para ação de acesso ao mercado dos artesãos durante a feira de Design Paralela Gift.

A Associação ZAGAIA AMAZÔNIA atuou junto com SEBRAE Amazonas no projeto BRASIL ORIGINAL a partir de convênio firmado entre as duas partes para articulação comercial e venda dos produtos desenvolvidos durante o projeto, na feira PARALELA GIFT em São Paulo, um dos principais eventos de Design da América do Sul.

 

Fizeram parte das atividades do convênio, atividades de curadoria em qualidade de produtos e formação de preços para os produtos criados nos municípios de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, médio e alto Rio Negro, com o objetivo de selecionar as melhores peças para a feira. A atuação envolveu todo o cuidado desafiador do trâmite logístico de trazer os produtos até a capital do Estado, e embarcá-los para São Paulo. A equipe envolvida contou com especialistas no mercado de artesanato e design, gestores de negócios e designers, além de equipe técnica do próprio SEBRAE Amazonas.

 

Este projeto permitiu aos artesãos perceberem a resignificação de sua produção artesanal para o mercado de design e decoração, onde puderam saltar de um ticket médio de 50 reais para algo em torno de 250 reais, construindo relacionamentos comerciais com grandes redes varejistas do setor, promovendo deslocamento da condição de vulnerabilidade e inclusão. O NACIB - Núcleo de Arte e Cultura Indígena de Barcelos, formado por 35 mulheres indígenas de etnias diversas, se tornou parceiro da Associação Zagaia em ações de mercado, onde pudemos contribuir com a estruturação de sua logística e processos de vendas para o mercado nacional. Além da ASSAI - Associação dos Artesãos Indígenas de São Gabriel da Cachoeira, com o mesmo modelo de parceria.

Conferência Internacional FIBEA - Empreendedorismo Indígena nas Américas

Durante 3 edições, a Associação Zagaia foi responsável pela produção executiva da Conferência Internacional FIBEA – Empreendedorismo Indígena nas Américas, que reuniu empreendedores indígenas e não indígenas do Brasil e do resto do mundo, acadêmicos e formadores de opinião. O evento aconteceu em parceria com a Universidade do Novo México, Anderson School of Management, de Albuquerque. A proposta do evento foi traçar estratégias e empoderar as comunidades participantes a cerca do Empreendedorismo Indígena nas Américas.

Conferência SUDI - Sustentabilidade e Acessibilidade

A conferência, que teve a Associação Zagaia como realizadora, teve o propósito de fomentar estratégias para criação de empregos para deficientes físicos, em uma economia verde.

 

Conferência LIGE

O evento discutiu o nexus entre a economia criativa e a economia verde. É uma iniciativa importante em nível global e foi tema de debates durante a Rio +20. Só no país, a economia criativa já emprega um quarto da força de trabalho.

1/1

Conferência Wits

1/2

O foco da conferência baseou-se na utilização dos recursos hídricos de maneira sustentável e sistemática buscando uma redução de impacto no uso da água. A Associação Zagaia tornou possível a realização do evento através de sua produção executiva.

+55 92 3584-6770

Rua Rio Purús, 21, Quadra 03, Nossa Sra. das Graças, Manaus - AM, 69053-050

© Associação Zagaia Amazônia 2016