top of page

SENTIR A AMAZÔNIA EM PORTUGAL

A Associação Zagaia, em parceria com o projeto itinerante "Sentir a Amazônia em Portugal" da ativista Lau Zanchi, promoveu um importante momento de reflexão sobre a Amazônia Brasileira, no espaço Âmbito Cultural, da empresa El Corte Inglés, localizada na cidade de Lisboa, no período de 06 a 10 maio de 2019. Mais de 500 pessoas participaram do evento que contou com entidades portuguesas e brasileiras empenhadas em mostrar a importância das ações do desenvolvimento sustentável para manter saudável a maior biodiversidade do mundo. 

Os diálogos e testemunhos foram inspirados na Agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável” e nos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Diretora da Associação Zagaia, Rozana Trilha, foi uma das oradoras do evento internacional e, na ocasião, destacou como a economia criativa pode ser uma grande aliada para o desenvolvimento sustentável da região, e compartilhou a experiência exitosa que a instituição teve ao longo desses mais de 10 anos de atuação no norte do Brasil sob sua coordenação.

O evento “Sentir a Amazônia em Portugal” também contribuiu para a troca de experiências e adequação dos modelos de negócios e projetos da Amazônia às demandas comerciais e de desenvolvimento que vem sendo vistas como prioritárias no contexto internacional, especialmente o europeu,  contribuindo não somente para a disseminação de conhecimentos sobre a Amazônia e a preservação da cultura local e recursos naturais, mas também para a divulgação de projetos, formação de parcerias institucionais e de negócios com potencial para gerar benefícios econômicos para os dois países.

Além disso, integrando a programação do evento, foi realizada a Exposição “Simbiose Amazónica” com fotografias do designer e fotógrafo Sérgio J. Matos, apresentando retratos de habitantes da floresta e paisagens típicas da Floresta Amazônica.

bottom of page