PROFOR 2021 E A COMUNIDADE BEIRU

Em 2020, a Associação Zagaia Amazônia foi convidada pela Associação Nacional por uma Economia de Comunhão - ANPECOM para colaborar na construção da terceira edição do projeto “Programa de Desenvolvimento de Negócios Inclusivos e Comunhão – PROFOR”, que será realizado nos anos de 2021 e 2022 com os empreendedores do bairro Beiru/Tancredo Neves, na cidade de Salvador (BA). O PROFOR é a primeira incubadora de negócios de impacto socioambiental positivo da Economia de Comunhão no Brasil e possui ações voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo como forma de minimizar os efeitos da pobreza através da inserção dos excluídos na lógica produtiva e no protagonismo de impacto.

O PROFOR nasceu de uma indignação social que evidenciava a urgência em contribuir para a construção de um mundo mais justo, com menos pessoas obrigadas a viver em condições de vulnerabilidade social. Sob essa perspectiva, o projeto visa fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto; incentivar boas práticas de gestão de pequenos negócios; promover o empoderamento de lideranças locais no Beiru, com foco na valorização da identidade local e ancestral; realizar consultorias especializadas com os projetos selecionados na incubadora; e oportunizar o acesso aos conteúdos profissionais de alto nível e a personalidades referências do mercado.

Nesse processo de idealização das ações da incubadora, coube à Associação Zagaia Amazônia construir, em parceria com os idealizadores do projeto, ações visando a definição de estratégias para a identificação de possíveis participantes, estratégias de mapeamento de grupos e ações com afinidade ao projeto, definição de formatos e metodologias dos cursos ofertados e outras ações com foco em empregabilidade, além de outras etapas de planejamento. No total, espera-se que ao menos 15 propostas empreendedoras participem do ciclo de desenvolvimento de negócios no Beiru gerando renda, inclusão social, desenvolvimento econômico e social para a comunidade.