LABORATÓRIO DE PRÁTICAS DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS NA FLORESTA

A Associação Zagaia Amazônia realizou no ano de 2016, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável - FAS, os laboratórios de práticas de negócios na floresta, uma iniciativa apoiada pelo British Council, Newton Fund, com objetivo de preparar e capacitar lideranças para gerarem negócios sustentáveis com os ativos da biodiversidade amazônica, em áreas de conservação ambiental na Amazônia profunda, valorizando este tipo de economia em detrimento de outros que degradem o ecossistema. 

 

Foram realizados inicialmente 3 laboratórios. O primeiro na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá (RDS Mamirauá), onde foi possível iniciar um trabalho de modelagem de negócios para aprimorar a cadeia produtiva do pescado, especialmente relacionado ao couro do pirarucu, peixe amazônico oriundo de fontes de manejo sustentável, no médio Rio Solimões. O segundo laboratório foi realizado no município de Novo Aripuanã, no Rio Madeira. Nesta ocasião foram atendidos comunitários oriundos das RDS do Juma e do Verdum, responsáveis por atuarem nas cadeias produtivas dos óleos essenciais, açaí, farinha, banana e cacau. O terceiro laboratório foi realizado em Manaus, contando com as principais lideranças comunitárias das RDS do estado do Amazonas.

 

Na prática, o módulo teve duração média de até 4 dias, onde foram abordados conhecimentos de formação de líderes, design thinking, processos de inovação, noções práticas de modelagem de negócios, desenvolvimento de

produtos e serviços, cultura empreendedora e vendas.

 

Posteriormente, foi realizado mais um laboratório com jovens lideranças comunitárias da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Bauana, no médio Juruá, que vieram até Manaus interessados em desenvolver negócios nos segmentos de movelaria, artesanato, horticultura e produção de açaí e óleos vegetais.

 

Para a realização deste projeto, a Associação Zagaia Amazônia desenvolveu uma cartilha sobre empreendedorismo que foi entregue a todos os participantes das atividades de capacitação. O material apresentava noções de comportamento e habilidades empreendedoras, economia criativa, gestão empresarial, metodologias ágeis e modelos de negócios, possibilitando aos empreendedores, e também àqueles que ainda estavam na etapa de planejamento de seus negócios, o acesso a um material didático com orientações claras, objetivas e importantes para a obtenção de sucesso em suas trajetórias no mundo dos negócios. 

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom