A beleza da fauna, da flora, os encantos naturais, os costumes e o artesanato da Comunidade Tumbira, retratados pelas lentes de 12 (doze) jovens da própria localidade, que fica a 64 km de Manaus, no Baixo Rio Negro, compõem a exposição fotográfica “Olhares Tumbira”, realizada no Centro Cultural Palácio da Justiça, em Manaus.
A exposição é uma realização da Associação Zagaia Amazônia, por meio da Secretaria de Cultura e da Lei Aldir Blanc e é resultado de uma oficina de fotografia realizada entre os dias 22 e 24 de abril de 2021, com o objetivo de proporcionar aos jovens do Tumbira o acesso a ferramentas e técnicas, tanto de fotografia quanto de mídias sociais, registrando sua comunidade por meio de seus olhares.
Para compor o acervo da exposição fotográfica, foram utilizados aparelhos celulares Samsung A31, doados pelo projeto Oficina de Fotografia e Mídias Digitais, contemplado pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal. O projeto buscou desvendar o olhar de dentro para fora, fortalecendo a identidade da comunidade e sua relação com o ambiente que a cerca. A ideia principal é projetar a Amazônia para o Brasil e o exterior e, dessa forma, atrair olhares para o turismo e gerar outras fontes de renda.
A exposição “Olhares Tumbira” nasceu de uma demanda da própria comunidade, que solicitou à Associação Zagaia Amazônia a disponibilização de cursos, oficinas e atividades como foco do desenvolvimento dos jovens locais, visando estimular seu olhar criativo sobre o mundo e à aquisição de conhecimentos técnicos que possam se converter em alternativas de trabalho no setor criativo, gerando renda e inclusão socioeconômica.
Para conhecer mais sobre a exposição “Olhares Tumbira”, assista ao vídeo: