Realizado em 2019, o projeto “A Preservação das Espécies Como Fator de Transformação e Empoderamento Feminino” foi realizado pela Associação Zagaia Amazônia com iniciativa do Instituto Lojas Renner. O projeto teve como objetivo principal o desenvolvimento de ações visando a promoção e o fortalecimento do protagonismo feminino e a busca pela conscientização sobre a preservação das espécies amazônicas sob o olhar das mulheres da comunidade do Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, a 64 km de Manaus (AM).
Ao todo, 12 mulheres ribeirinhas participaram das diversas atividades realizadas com foco no estímulo à autonomia econômica, social e emocional das mulheres da comunidade e no fomento ao turismo de observação da natureza na região. Algumas das ações realizadas pelo projeto foram:
Cartilha Amazônica: O desenvolvimento da cartilha amazônica teve como ponto de partida os Princípios de Empoderamento das Mulheres criados pela ONU Mulheres e o Pacto Global, que têm por finalidade promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino. Pensando em contextualizar os princípios para a realidade das mulheres ribeirinhas, os conceitos foram adaptados para o mito das Ykamiabas, mulheres guerreiras que caçavam, pescavam, fabricavam armas e lutavam. Suas relações com os homens eram exclusivamente com o propósito da reprodução. Ou seja, vivam em uma sociedade completamente centrada no papel da mulher. A Cartilha Amazônia aborda de forma simples princípios como liderança e igualdade de gênero, igualdade de oportunidades, fim da violência, escola como fator de transformação da comunidade, liderança comunitária, entre outros, explicando os conceitos e indicando caminhos para que as mulheres possam colocá-los em prática no dia-a-dia da sua comunidade.
Baralho do Empoderamento Feminino: o baralho foi criado para ser uma ferramenta que possibilite às mulheres debaterem sobre temas referentes ao empoderamento e às suas vidas e papéis exercidos na comunidade onde estão inseridas. As cartas possuem temas que convidam ao diálogo e à reflexão sobre assuntos do universo feminino, como: questionamentos sobre questões sociais, questões de gênero, empoderamento, independência financeira, autoestima, preservação do meio ambiente e beleza. Além disso, proporciona o convite para que as mulheres compartilhem suas histórias pessoais e de outras mulheres que admiram. Dessa forma, a atividade pôde gerar sentimento de orgulho, amor próprio, reconhecimento e inspiração.
Mandala dos Sonhos: uma dinâmica em grupo onde puderam refletir sobre a realidade em que estão inseridas e, a partir da uma análise sobre suas vidas, experiências culturais e pessoais, iniciou-se um diálogo em conjunto sobre os sonhos, anseios e desejos para o desenvolvimento pessoal de cada participante, bem como, para o crescimento económico e social de sua comunidade sob a ótica feminina.
Oficina Botânica: realizada em parceria com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, a realização da atividade possibilitou o mapeamento das principais espécies da flora amazônica presentes ao longo da trilha, que é uma das atrações do turismo ecológico e de base comunitária oferecido na comunidade. Esse mapeamento se tornou um guia de identificação de plantas, usado pelos membros da comunidade para receber e informar os turistas durante a realização do passeio pela trilha ecológica.
Assista ao vídeo e conheça mais sobre o projeto “A Preservação das Espécies Como Fator de Transformação e Empoderamento Feminino”.