INSTITUTO LOJAS RENNER E COMUNIDADE TUMBIRA

Realizado em 2019, o projeto “A Preservação das Espécies Como Fator de Transformação e Empoderamento Feminino” foi realizado pela Associação Zagaia Amazônia com iniciativa do Instituto Lojas Renner. O projeto teve como objetivo principal o desenvolvimento de ações visando a promoção e o fortalecimento do protagonismo feminino e a busca pela conscientização sobre a preservação das espécies amazônicas sob o olhar das mulheres da comunidade do Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, a 64 km de Manaus (AM).

Ao todo, 12 mulheres ribeirinhas participaram das diversas atividades realizadas com foco no estímulo à autonomia econômica, social e emocional das mulheres da comunidade e no fomento ao turismo de observação da natureza na região.  Algumas das ações realizadas pelo projeto foram:

Cartilha Amazônica:  O desenvolvimento da cartilha amazônica teve como ponto de partida os Princípios de Empoderamento das Mulheres criados pela ONU Mulheres e o Pacto Global, que têm por finalidade promover a equidade de gênero e o empoderamento feminino.  Pensando em contextualizar os princípios para a realidade das mulheres ribeirinhas, os conceitos foram adaptados para o mito das Ykamiabas, mulheres guerreiras que caçavam, pescavam, fabricavam armas e lutavam. Suas relações com os homens eram exclusivamente com o propósito da reprodução. Ou seja, vivam em uma sociedade completamente centrada no papel da mulher.  A Cartilha Amazônia aborda de forma simples princípios como liderança e igualdade de gênero, igualdade de oportunidades, fim da violência, escola como fator de transformação da comunidade, liderança comunitária, entre outros, explicando os conceitos e indicando caminhos para que as mulheres possam colocá-los em prática no dia-a-dia da sua comunidade.

Baralho do Empoderamento Feminino: o baralho foi criado para ser uma ferramenta que possibilite às mulheres debaterem sobre temas referentes ao empoderamento e às suas vidas e papéis exercidos na comunidade onde estão inseridas. As cartas possuem temas que convidam ao diálogo e à reflexão sobre assuntos do universo feminino, como: questionamentos sobre questões sociais, questões de gênero, empoderamento, independência financeira, autoestima, preservação do meio ambiente e beleza. Além disso, proporciona o convite para que as mulheres compartilhem suas histórias pessoais e de outras mulheres que admiram. Dessa forma, a atividade pôde gerar sentimento de orgulho, amor próprio, reconhecimento e inspiração.

Mandala dos Sonhos: uma dinâmica em grupo onde puderam refletir sobre a realidade em que estão inseridas e, a partir da uma análise sobre suas vidas, experiências culturais e pessoais, iniciou-se um diálogo em conjunto sobre os sonhos, anseios e desejos para o desenvolvimento pessoal de cada participante, bem como, para o crescimento económico e social de sua comunidade sob a ótica feminina.

Oficina Botânica: realizada em parceria com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, a realização da atividade possibilitou o mapeamento das principais espécies da flora amazônica presentes ao longo da trilha, que é uma das atrações do turismo ecológico e de base comunitária oferecido na comunidade.  Esse mapeamento se tornou um guia de identificação de plantas, usado pelos membros da comunidade para receber e informar os turistas durante a realização do passeio pela trilha ecológica. 
 

Assista ao vídeo e conheça mais sobre o projeto “A Preservação das Espécies Como Fator de Transformação e Empoderamento Feminino”.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom