JIRAU DA AMAZÔNIA

Lançado em 2019, o projeto Jirau da Amazônia promove a venda de itens confeccionados por artesãos de comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas no site das lojas Americanas. O projeto é viabilizado por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Fundação Amazonas Sustentável – FAS e Associação Zagaia Amazônia.

 

No Jirau da Amazônia, os artesãos vendem acessórios, artigos de casa, artesanatos e peças decorativas produzidas com sementes naturais, fibras e madeiras de reaproveitamento. No catálogo virtual de produtos, os clientes podem encontrar fruteiras, cestos, jogos americanos, abanos, colares, pulseiras, bolsas, luminárias, redes, óculos e outras peças. Toda a produção é feita de forma sustentável com materiais reaproveitados da floresta.

O modelo de negócios do Jirau é a prática de comércio justo e solidário, que respeita a capacidade de produção das comunidades e o cotidiano da região promovendo impacto socioambiental positivo. A loja on-line contribui para alavancar o empreendedorismo comunitário, gerando renda às populações que vivem de artesanato em comunidades localizadas em Unidades de Conservação (UC) do Amazonas, além de ampliar o acesso de pessoas de todo o país a produtos artesanais feitos na floresta amazônica.

São 368 artesãos de 28 comunidades ribeirinhas do Amazonas e 315 famílias beneficiadas pela iniciativa de e-commerce, que reverte 100% do lucro para reinvestir no projeto. Os principais grupos de artesãos do Jirau da Amazônia são: Surisawa, da comunidade indígena Nova Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista; Entrelaçando Gerações, Grupo Mais Talento e Coleção Tumbira, da comunidade ribeirinha Tumbira, também na RDS do Rio Negro; Grupo Banzeiro, de Maués;  Formiguinhas do Saracá, da comunidade do Saracá, na RDS do Rio Negro;  Teçume D’Amazônia, da comunidade São João de Ipecaçu, na RDS Amanã;  Molongó, da comunidade de Nova Colômbia, na RDS Mamirauá e Grupo Asmik, da comunidade Três Unidos, na APA do Rio Negro.


Acesse o site www.americanas.com.br/marca/jirau e conheça o projeto!