top of page

EXPOSIÇÃO GENTE PEIXE

Dedicada à valorização da identidade indígena com foco na promoção da cultura dos povos do Alto do Rio Negro, os quais vivem há mais de 2.000 anos naquela região, a exposição Gente Peixe foi realizada pela Associação Zagaia Amazônia, por iniciativa do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB, no localizado no município do Rio de Janeiro (RJ), em parceria com o SEBRAE.

O CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Sob essa premissa, a exposição, montada exclusivamente para o centro de artesanato, proporcionava uma experiência imersiva guiando o visitante por uma viagem de encantamento, passeando por relatos míticos sobre a origem do mundo, das pessoas e das coisas sob a visão do conhecimento indígena.

Cada cultura possui memória própria sobre suas respectivas ancestralidades, e a exposição Gente Peixe mostrava histórias, origens e territórios relacionados ao modo como os povos da região do Alto Rio Negro criam objetos como expressão de sua cultura e criatividade, refazendo, numa escala humana, a criação cósmica.

Somando mais de 30 mil pessoas em toda região, os povos indígenas do Alto Rio Negro habitam a fronteira com a Colômbia e a Venezuela há mais de 2000 anos. Seus conhecimentos se expressam em línguas pertencentes às famílias e troncos linguísticos Tukano Oriental, Arawak, Nadehup e Tupi – esta última introduzida por missionários cristãos em tempos coloniais.

A exposição Gente Peixe teve o seu projeto expográfico desenvolvido pelo designer Sérgio Matos, por meio da empresa Matos Studio, e permaneceu aberta à visitação do público durante o período de outubro a dezembro de 2020.

 

Para conhecer mais sobre a exposição “Gente Peixe”, assista ao vídeo: 

bottom of page