Em parceria com o designer e fotógrafo Sérgio Matos, a Associação Zagaia Amazônia produziu a exposição fotográfica Caruanas que traz estórias do imaginário caboclo e do misticismo amazônico. Lendas como da cobra grande, entre outras entidades protetoras dos rios e das matas fizeram parte da exposição.
"Caruanas" significa encantado, a energia vivente nas águas e, com essa proposta a Associação Zagaia Amazônia juntamente com Sérgio Matos busca dar visibilidade para o invisível e sua força. Nas palavras da presidente Rozana Trilha, "tem sonhos dentro da floresta que tornam visível, aquilo que é invisível. É o Sagrado, quando se entra na floresta ou quando se entra no rio, é a força da natureza que está ali. É o respeito ao invisível que está agindo em cada situação”.
A exposição esteve em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro Histórico de Manaus, durante o mês de julho de 2021, e traduz a mística do lendário amazônico passada de geração para geração e, encontrada em comunidades do interior do Amazonas, neste caso a Comunidade Tumbira, localizada a 64km de Manaus, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro.