A Associação Zagaia Amazônia atuou em parceria com o SEBRAE Amazonas no projeto BRASIL ORIGINAL AMAZONAS, por meio de convênio firmado entre as partes, visando a comercialização dos produtos artesanais oriundos do interior do estado, especificamente dos municípios de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, durante a feira PARALELA GIFT, realizada no ano de 2015 na cidade de São Paulo, e considerada um dos principais eventos de Design da América do Sul.
Como uma das atividades do convênio, os consultores da Associação Zagaia Amazônia também realizaram curadorias qualitativas e financeiras na produção de produtos artesanais nos municípios de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, com o objetivo de selecionar os melhores produtos para a feira. A atuação envolveu ainda o desafiador trâmite logístico de trazer os produtos até a cidade de Manaus, capital do Estado, e embarcá-los para São Paulo. A equipe envolvida contou com especialistas no mercado de artesanato e design, gestores de negócios e designers, além de equipe técnica do próprio SEBRAE.
O projeto BRASIL ORIGINAL foi criado pelo Sebrae com o objetivo de reposicionar o artesanato perante o mercado por meio do estímulo à inovação, competitividade e acesso durante o período de realização da Copa do Mundo FIFA de 2014. Foram realziadas diversas capacitações com artesãos com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva e aumentar alto valor agregado dos produtos, além de ações para promoção comercial do artesanato.
No Amazonas, o designer Sérgio Matos desenvolveu coleções nos municípios São Gabriel da Cachoeira e Barcelos junto aos artesãos indígenas locais do Núcleo de Arte E Cultura Indígena de Barcelos – NACIB, que produziram novos produtos utilizando como base suas técnicas e conhecimentos tradicionais. Como resultado, houve o aumento do ticket médio das vendas dos produtos artesanais, que passou de R$ 30,00 (trinta reais) para aproximadamente R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), representando um incremento de aproximadamente 1.000%. Além disso, diversos artesãos participantes do projeto foram destaque em matérias jornalísticas de grandes revistas e sites de moda e decoração de topo o país, evidenciando o potencial criativo dos artesãos amazonenses.