BIOGRAFIAS COLABORATIVAS

Lançado em abril do ano passado, o projeto ”Biografias Colaborativas” é o resultado de  um conjunto de ações coordenadas em parceria para alavancar o empreendedorismo de 5 personagens mulheres de Manaus. O produto final do projeto resultou em cinco livros que contam as histórias de vida de Chay Santos, Maíse Ribeiro, Michelle Leite, Rute Lima e Vanda Ortega.

O Biografias Colaborativas é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Águas de Manaus, e idealizado pela NBS SoMa, com realização da Sagre Consultoria, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

 

O projeto teve como proposta transformar as histórias de cinco empreendedoras da cidade em livros, como uma forma de motivar, dar visibilidade à diversidade e ser inspiração para outras mulheres. Para participar do projeto, Chay, Maíse, Michelle, Rute e Vanda foram selecionadas entre 100 candidatas inscritas no processo de seleção, que consistia em enviar um vídeo curto resumindo sua vida. Além de um legado inspirador para outras pessoas, cada biografada recebeu um aporte financeiro para incrementar os seus negócios.

CÁPSULA EMPREENDEDORA

Dentro do projeto a Associação Zagaia Amazônia atuou como parceira na capacitação para os negócios. Cada uma das cinco selecionadas recebeu atendimento individual com especialistas da Zagaia em uma capacitação com foco no empreendedorismo e em gestão, de acordo com o perfil empreendedor de cada uma e utilizando um método desenvolvido pela própria Associação para soluções empreendedoras, chamado de “Cápsula Empreendedora”. 

Desde que foram selecionadas, as biografadas participaram de treinamentos e consultorias de empreendedorismo, com o foco nos negócios que cada uma cuida, para que o prêmio do projeto fosse aplicado da maneira mais eficiente possível. De acordo com a presidente da Associação Zagaia Amazônia, Rozana Trilha, poder aplicar um método de desenvolvimento do empreendedorismo social junto as biografadas foi uma experiência única para os especialistas da Associação. “Temos muito orgulho de ter utilizado nosso método para ampliar a visão e contribuir para estas mulheres empreendedoras alçarem voos ainda mais altos.”, disse Rozana.

 


AS BIOGRAFADAS

CHAY SANTOS, 31 anos, publicitária e produtora de moda. “O Biografias é a realização de um sonho na minha carreira. Venho Melhorando gestão, postura e outras coisas que eu precisava pensar como empreendedora”.

MICHELLE LEITE, de 34 anos, chef de cozinha e moradora do bairro Aliança com Deus (zona Norte). “A cozinha foi uma forma de empreender e buscar minha superação. Minha história é de luta e espero inspirar outras mulheres com minha biografia”.

MAÍSE RIBEIRO, 53 anos, moradora do bairro Chapada. É bailarina, coreógrafa e professora de dança do ventre. ‘Me sinto revigorada em ver e rever minha história. Sobrevivi e superei traumas desde a infância e hoje, transformo a vida de outras mulheres por meio da dança. Quero seguir inspirando outras pessoas”.

RUTE LIMA, 41 anos, advogada e consultora ambiental. “Espero que outras mulheres se reconheçam na minha história e vejam que elas não estão sozinhas. Sou mulher negra, deficiente, LGBT e quando a gente fala de mulher, tem um universo muito grande feminino que representamos”.

VANDA ORTEGA WITOTO, 33 anos, técnica de enfermagem, ativista indígena, costureira e moradora do Parque das Tribos, na zona Oeste. “Aqui só sou uma voz falando, por trás de mim existem outras mulheres. Com o livro, espero mostrar um pouco das nossas lutas, fortalecer nossa cultura e inspirar outras mulheres, jovens, parentas… Isso me enche de muita alegria”.

IMG-20211208-WA0003.jpg