ASSOCIAÇÃO DE MULHERES INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO - AMARN

A Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro – AMARN é uma associação sem fins lucrativos composta por mulheres indígenas de povos habitantes da região do Alto Rio Negro, dentre eles: Desana, Tukano, Tariana, Wanano e Arapaso.

 

O trabalho desenvolvido com artesanato é o principal sustento das 81 famílias que compõem a associação há mais de 30 anos. Por não possuírem qualidade de vida em suas cidades de origem, estas mulheres deixaram suas aldeias em busca de melhores oportunidades de geração de renda na cidade de Manaus.

Mas sua luta não se resume apenas ao contexto econômico. A AMARN busca a valorização da cultura indígena, o empoderamento feminino e a visibilidade sócio-política dos povos originários. O artesanato produzido e comercializado por estas mulheres gera muito mais que apenas a renda familiar: traz voz à resistência e à identidade cultural que jamais devem ser ignoradas.

A Zagaia tem como propósito fomentar de maneira sustentável e duradoura a luta dessas mulheres promovendo ações e parcerias alinhadas ao crescimento e igualdade dos povos indígenas perante a sociedade.

 

E como fazemos isso?

A AMARN necessita de suporte econômico, financeiro e técnico. A Zagaia Amazônia já realizou diversas ações de orientação e acompanhamento dos trabalhos das empreendedoras da AMARN. Nossa equipe de consultores atua principalmente nas orientações relacionadas ao resgaste dos valores culturais, sustentabilidade corporativa, resgate de técnicas artesanais tradicionais, desenvolvimento de novos produtos, precificação dos produtos e outras ações que, no decorrer do processo, são identificadas.

Para que todo esse movimento seja possível, a Zagaia Amazônia conta atualmente com a parceria da BRAZILFOUNDATION. Por meio dos recursos advindos deste apoio é possível realizar a compra de insumos para produção, cestas básicas, realizar as oficinas e capacitações contínuas, além de manter os processos fiscais e administrativos da associação em conformidade.

Seja também um agente transformador do empreendedorismo indígena! Ajude este projeto a crescer fazendo sua doação aqui!

Para mais informações sobre a AMARN clique aqui!

Assista o vídeo e conheça um pouco mais do trabalho que realizamos em conjunto com a BRAZILFOUDATION.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom