+55 92 3584-6770

Rua Rio Purús, 21, Quadra 03, Nossa Sra. das Graças, Manaus - AM, 69053-050

© Associação Zagaia Amazônia 2016

Associação Zagaia Amazônia promove campanha “Jeans para Tumbira”

10 Sep 2019

Com o objetivo de arrecadar insumos para a produção de artesanato das mulheres da Comunidade Ribeirinha Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, município de Iranduba, a Associação Zagaia Amazônia lançou a campanha “Jeans para Tumbira” no dia dois de setembro. A campanha, que também tem a adesão da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), segue até 30 de setembro recebendo doações de jeans para as artesãs da comunidade.

 

Com uma economia baseada parte pelo turismo de base comunitária e parte na produção de artesanato - como acessórios de sementes, fibras e madeiras da floresta - a Comunidade do Tumbira vai ganhar mais uma possibilidade de geração de renda, por meio da técnica do upcycling, elas irão transformar peças de jeans usados em bolsas ecológicas. A ideia surgiu após consultoria em projeto de economia criativa na floresta realizada pela Associação Zagaia Amazônia na comunidade.

 

"O reaproveitamento de materiais usados é uma tendência mundial, e no Amazonas há poucas iniciativas na reutilização do jeans com foco no desenvolvimento de novos produtos. Vimos aí uma grande oportunidade de diversificar a matriz econômica e aumentar o ganho financeiro da comunidade. Agora precisamos arrecadar o material necessário para que elas possam trabalhar”, explicou Ricardo Tavares, Diretor de Comunicação e Projetos da Associação Zagaia Amazônia.  

 

Além de ser uma nova oportunidade de renda, as bolsas ecológicas vão contribuir na preservação do meio ambiente, uma vez que o jeans é um produto que causa grande impacto ambiental durante seu ciclo de vida, do plantio do algodão, no processo de produção até o período que a calça é utilizada pelo consumidor final. 

 

Pontos de Coleta - A população poderá fazer sua doação de jeans, de segunda a sexta, das 09h às 17h, nos seguintes pontos de coleta: Na sede da Associação Zagaia, que fica localizada na rua Rio Purús, número 21 A, 2o andar, bairro Vieiralves. E, na Fundação Amazonas Sustentável - FAS, na rua Álvaro Braga, número 351, bairro Parque Dez de Novembro. 

 

Upcycling - A técnica de upcycling consiste em ressignificar, com criatividade, produtos que seriam descartados no lixo, ou seja, se dar um novo propósito para o material sem degradar a qualidade e composição do material. Assim, por meio de corte e costura destes materiais, cria-se algo totalmente novo: bolsas, echarpes, blusas, saias, dentre outros. 

 

Associação Zagaia - Com mais de 15 anos de atuação, a Associação Zagaia Amazônia é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver projetos e prestar serviços na área de Economia Criativa, tendo o design como disciplina de transformação para os segmentos do artesanato, turismo, moda e gastronomia. Atualmente, desenvolve diversos trabalhos no Estado do Amazonas, como: O projeto “A preservação das espécies como fator de transformação e empoderamento feminino” realizado em parceria com o Instituto Lojas Renner, na comunidade do Tumbira.  

 

Na Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), a Zagaia, em parceria com a Brazil Foundation, está desenvolvendo um projeto de promoção da igualdade de gênero e a valorização cultural do grupo, por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato produzido pela associação. 

 

E com a Rede Maniva de Agroecologia está prestando suporte nas ações de posicionamento do novo selo de certificação de produtos orgânicos, um projeto promovido pelo governo federal alemão através da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload