Projeto Brasil Original é finalista do Top XXI Prêmio Design

25 May 2016

O Projeto Brasil Original – Artesanato Amazonas é finalista do Top XXI Prêmio Design Brasil 2016. A indicação na categoria Sustentabilidade sublinha a iniciativa do Sebrae Nacional em reposicionar o artesanato no mercado como tradução da cultura ancestral, laço de pertencimento, valorização da matéria-prima do entorno e engrenagem para a economia criativa. A votação popular está aberta até o dia 30 de maio na página http://www.arcdesign.com.br/top21/2016/ e o resultado final será divulgado em 23 de junho, onde o Museu de Arte Moderna – MAM do Rio de Janeiro será palco da cerimônia de premiação.

 

 

A base do Projeto Brasil Original - Artesanato Amazonas está na fusão do design com a arte do feito à mão. Também está assentado na percepção e empenho do Sebrae Amazonas que não mede esforços para aglutinar e qualificar artesãos, motivar o espírito empreendedor entre eles, pesquisar o desenvolvimento de novos produtos e fazer do artesanato geração de renda e ferramenta de transformação social.  Na prática, sob a consultoria de designers nacionais como Sérgio Matos (vinculado à coleção de produtos indicada ao Prêmio Top XXI), as comunidades indígenas e ribeirinhas envolvidas entrelaçam à criação heranças dos saberes e ofícios perpetuados através de gerações. Os municípios de São Gabriel da Cachoeira e Barcelos (Alto Rio Negro) mapeiam os passos iniciais do projeto iniciado em 2014 e que neste ano ancora em Benjamin Constant e Atalaia (Alto Solimões).

 

Os primeiros frutos colhidos no território da originalidade refletem peças utilitárias e decorativas onde inovação, identidade e narrativas da ancestralidade afloram em detalhes. Vasos, luminárias e fruteiras são mais que forma e função; mais que trama, cor e textura. A criação se apropria da representação. Faz uma imersão na natureza sagrada e na dimensão imaginária onde habita o simbolismo da cultura indígena e ribeirinha. Fauna e flora são leques de inspiração. Floresta, rios e igarapés estão adormecidos na organicidade de cipós, fios vegetais e madeira.

 

 

 

O artesanato amazonense configura referências antropológicas, explicita elos dos seus primeiros habitantes e condensa signos. Através do Projeto Brasil Original ele está atravessando fronteiras, cruzando mares e apresentando aos brasileiros e ao mundo a pluralidade de um Brasil mestiço e de um patrimônio material e imaterial ímpar.   

 

Sobre o Top XXI Prêmio Design Brasil 2016

 

Focado nos rumos e abrangência do design brasileiro, o objetivo do Top XXI Prêmio Design Brasil 2016 é reconhecer e valorizar os profissionais e empresas do mercado nacional, fortalecendo e ampliando sua visibilidade. A cada edição o Prêmio consolida-se como selo de qualidade que enaltece os produtos, os profissionais e as empresas contempladas. Também segue ampliando seu alcance com novas categorias de premiação, permitindo a participação de todo o mercado de maneira simples e sem custos. Os concorrentes são avaliados por um Júri Técnico (formado por 15 profissionais de reconhecida competência e destaque em suas respectivas áreas de atuação) e voto popular, pela Internet.  

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload

+55 92 3584-6770

Rua Rio Purús, 21, Quadra 03, Nossa Sra. das Graças, Manaus - AM, 69053-050

© Associação Zagaia Amazônia 2016