No curso do rio, no coração da floresta

25 Apr 2016

É a correnteza da inovação, sustentabilidade, empreendedorismo e economia criativa que impulsiona o Projeto Brasil Original – Artesanato Amazonas. O fluxo desta iniciativa do Sebrae conduz a um mergulho nas tradições, nos ritos e ofícios que enlaçam a vida cotidiana e a produção artesanal das comunidades indígenas e ribeirinhas.

 

 

No curso do Rio Solimões, nas cidades de Atalaia do Norte e Benjamim Constant, design e artesanato estão no mesmo barco estabelecendo novas rotas de sonhos e transformação dos artesãos envolvidos. O feito à mão herdado dos antepassados desdobra-se em formas contemporâneas sob a consultoria do designer mato-grossense Sérgio Matos, mantendo intocada a cultura material e as digitais da ancestralidade.

 

A fusão do design com o artesanato fortalece o produto final, convida à percepção das tramas com assinatura de etnias que vivem às margens do Solimões. Em Benjamin Constant - na tríplice fronteira que une Brasil, Peru e Colômbia – a arte da cestaria elaborada pelas indígenas da tribo Tikuna expõe novos objetos decorativos e utilitários. Vasos, fruteiras e luminárias espelham as formas capturadas do entorno. As fibras de tucum e arumã colhidas no coração da Floresta Amazônica ganham nova vida na organicidade entrelaçada pela criação que vagueia na ponta dos dedos. As mulheres Marubo, em Atalaia do Norte, também se lançam à confecção de outras peças em miçangas coloridas. O fio da imaginação é o ponto de partida.

 

 

 

Aos olhos do designer Sérgio Matos, a consultoria é como o rio.  Segue o curso natural estabelecido pela identidade dos povos, pelos ritos, pelos valores simbólicos que estão entranhados nos ofícios que passaram de mão em mão ao longo de séculos. Não se afasta da margem que assegura os laços de pertencimento. O transbordamento da criação vem como novas cheias: inunda de possibilidades a inserção de produtos originais em um mercado cada vez mais competitivo e ávido por objetos que narram histórias e memórias. “O Projeto Brasil Original é a carta de navegação, o canal da travessia certa e segura para tecer os sonhos que essa gente ancora na esperança”, sublinha Matos. É a economia criativa estendendo pontes, alargando horizontes, fazendo pulsar a vida.   

 

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload

+55 92 3584-6770

Rua Rio Purús, 21, Quadra 03, Nossa Sra. das Graças, Manaus - AM, 69053-050

© Associação Zagaia Amazônia 2016