Projeto Brasil Original: novas histórias e descobertas

 

Do Brasil descoberto há mais de 500 anos ecoam mundo afora referências da alegria incontida do povo, do gingado do samba e futebol, das riquezas exuberantes da fauna e flora. Dentro deste território continental existem outros brasis a serem revelados. Estão enraizados na cultura mestiça que aflora em dialetos, arte, ofícios, ritos sacros e profanos. Patrimônio imaterial que o Sebrae Amazonas – em consonância com as diretrizes do Sebrae Nacional – lapida e lustra para consolidar a essência do Projeto Brasil Original - Artesanato Amazonas.

 

A originalidade, como o próprio nome antecipa, é a marca. Nasce do princípio de aprimorar o artesanato como combustível da economia criativa. A aura? Os laços de pertencimento, a identidade regional pulsante em técnicas ancestrais, a matéria-prima e inspirações colhidas do ecossistema. O projeto entrou em campo em 2014 com a atmosfera da Copa do Mundo, quando milhares de visitantes nacionais e estrangeiros pisaram o solo amazonense para prestigiar o espetáculo da bola no pé. Foi um gol de placa.

 

Em Manaus, na loja conceito instalada no Amazonas Shopping, o objetivo de apresentar o artesanato com design inovador e brasilidade alcançou a atenção de 33,2 mil visitantes e superou todas as expectativas na comercialização e satisfação do cliente. Produtos dos estados do Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia atestaram a força da cultura ancestral contida em formas, cores e texturas.

 

Geração de renda, tramas do futuro

 

A experiência deu provas concretas de que o artesanato das comunidades indígenas e ribeirinhas detinha o poder de geração de renda e transformação social. Imprimiu o passaporte para ações empreendedoras apoiadas por novas curadorias de tipologias, impulsionou consultorias técnicas e efetivou participação em feiras de design. O projeto chega a 2016 oxigenado pelos bons ares do ano que passou e às voltas com o mercado dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

 

No Amazonas - às margens dos rios e no coração da floresta - os artesãos celebram um novo ciclo produtivo, cultivam a autoestima e aram o futuro. Junto com o Sebrae percebem que a cultura que os envolve é semente. Ela brota na palma da mão, com narrativas simbólicas e a herança dos antepassados. É a trama de um novo horizonte para as gerações vindouras. 

 

 

                                                         

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload

+55 92 3584-6770

Rua Rio Purús, 21, Quadra 03, Nossa Sra. das Graças, Manaus - AM, 69053-050

© Associação Zagaia Amazônia 2016