Laboratório de Gestão e Práticas de Negócios

Realizamos em parceria com a FAS, os laboratórios de práticas de negócios na floresta, uma iniciativa apoiada pelo British Council, Newton Fund, com objetivo de preparar e capacitar lideranças para gerarem negócios sustentáveis com os ativos da biodiversidade amazônica, em áreas de conservação ambiental na Amazônia profunda.

Foram realizados inicialmente 3 laboratórios. O primeiro na reserva de desenvolvimento sustentável de Mamirauá (RDS Mamirauá), onde foi possível iniciar um trabalho de modelagem de negócios para aprimorar a cadeia produtiva do pescado, especialmente relacionado ao couro do pirarucu, peixe amazônico oriundo de fontes de manejo sustentável, no médio Rio Solimões. O segundo laboratório foi realizado no município de Novo Aripuanã, no Rio Madeira. Nesta ocasião foram atendidos comunitários oriundos das RDS do Juma e do Verdum, responsáveis por atuarem nas cadeias produtivas dos óleos essenciais, açaí, farinha, banana e cacau. O terceiro laboratório foi realizado em Manaus, contando com as principais lideranças comunitárias das RDS do estado do Amazonas.

Na prática, o módulo teve duração média de até 4 dias, onde foram abordados conhecimentos de formação de líderes, design thinking, processos de inovação, noções práticas de modelagem de negócios, desenvolvimento de produtos e serviços, cultura empreendedora e vendas. 

Posteriormente, foi realizado mais um laboratório com jovens lideranças comunitárias da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Bauana, no médio Juruá, que vieram até Manaus interessados em desenvolver negócios nos segmentos de movelaria, artesanato, horticultura e produção de açaí e óleos vegetais.

Cápsula Empreendedora 

A Amazônia é desafiadora. E o conhecimento em torno de sua biodiversidade é a grande motivação para mudar a vida do povo da floresta. Acreditamos que o empreendedorismo inovador e sustentável pode transformar a vida das pessoas hoje e das futuras gerações para  melhor! O projeto CÁPSULA EMPREENDEDORA tem o objetivo de transformação social por meio da prática de criação de negócios. Queremos contribuir para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora, econômica e ecologicamente responsável, que gere benefícios sustentáveis na Amazônia. Desejamos atuar na formação do educando empreendedor, dentro de escolas, dentro de empresas, em grupos de negócios diversificados e éticos, responsáveis e comprometidos com a melhoria da sociedade.

A CÁPSULA EMPREENDEDORA é formado por 3 módulos com foco em formar e equipar líderes empreendedores no desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e de impacto. Cultura empreendedora, Design Thinking, Modelo de Negócios e Planejamento Estratégico são alguns assuntos tratados ao longo do projeto,

Público:

Estudantes, profissionais com ideias de  negócios, pequenos empreendedores  e empreendedores em situação de  ‘vulnerabilidade'.

Como funciona:

O projeto é um laboratório que aborda  metodologias criativas dividido em 03 workshops com carga horária adaptável a necessidade percebida do grupo.

Se você acredita nesta força transformadora, leve para dentro de sua organização, entre em contato conosco!

+55 92 3584-6770

Rua Rio Purús, 21, Quadra 03, Nossa Sra. das Graças, Manaus - AM, 69053-050

© Associação Zagaia Amazônia 2016